A ciência de dados, uma área que há poucos anos era considerada de nicho, hoje é reconhecida como um pilar fundamental para o sucesso das organizações. Vivemos na era do Big Data, onde a capacidade de coletar, analisar e interpretar grandes volumes de informações tornou-se uma competência inestimável. Não é apenas sobre lidar com números ou estatísticas; é sobre extrair significado e valor de um mar de dados, possibilitando insights que moldam decisões empresariais, políticas públicas, e até mesmo avanços o que faz um cientista de dados científicos. O aluno desenvolverá suas habilidades com programação em disciplinas como Introdução a Programação e Programação I. Além disso, o módulo de Machine Learning traz o conhecimento necessário sobre aprendizado de máquina para o estudante. O salário de um Cientista de Dados pode variar muito, especialmente por conta da sua presença em diversos tipos de setores e empresas. Segundo profissionais cadastrados dentro do site vagas.com, a média salarial deste profissional é de R$ 6.144,00.
Na ciência de dados, o machine learning é uma ferramenta importante para criar modelos preditivos e extrair insights a partir de grandes volumes de dados. Para se tornar um cientista de dados, é importante buscar uma formação sólida em áreas como matemática, estatística ou ciência da computação. Além disso, cursos de especialização e treinamentos específicos são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades necessárias. Como a ciência de dados frequentemente utiliza grandes conjuntos de dados, ferramentas que podem escalar com o tamanho dos dados são incrivelmente importantes, especialmente para projetos sensíveis ao tempo. Soluções de armazenamento em nuvem, como data lakes, oferecem acesso a infraestrutura de armazenamento capazes de ingerir e processar grandes volumes de dados com facilidade. Esses sistemas de armazenamento oferecem flexibilidade aos usuários finais, permitindo-lhes criar grandes clusters conforme necessário.
Novas características surgem e influenciam o que chamamos de degradação do modelo. Para melhorar continuamente e garantir os melhores resultados com os testes e o treinamento, é preciso usar as técnicas de MLOps. Outro importante fator a considerar na carreira é o aprendizado de técnicas de machine learning (ML) para analisar um efeito temporal. Ou seja, é preciso analisar os dados com a compreensão de como eles mudam ao longo do tempo, bem como buscar a identificação de possíveis padrões nessas variações.
Com grandes oportunidades no mercado de trabalho, os profissionais da área de ciência de dados possuem um bom salário. A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos https://tripleten.com.br/ interdisciplinares. Essa exigência elevada contribui para a valorização e escassez de profissionais de Ciência de Dados no mercado atual. Além disso, um cientista de dados também é responsável por visualizar os resultados de forma clara e compreensível.
Portanto, investir em formação e aprimorar habilidades é fundamental para se destacar nesse campo. Ser graduado em alguma área específica não é obrigatório para se tornar um cientista de dados, mas pode facilitar bastante. O cotidiano de um cientista de dados envolve a análise de dados brutos, a aplicação de técnicas estatísticas e a criação de modelos preditivos.
Suas principais responsabilidades são identificar tendências que aconselham a tomada de decisões e políticas nas empresas. O arquiteto de dados desempenha funções mais complexas do que o cientista de dados generalista em uma empresa. É ele quem planeja e gerencia sistemas de dados, define políticas sobre como os dados são armazenados e acessados, coordena as fontes de dados de uma empresa e integra novas tecnologias às infraestruturas de TI (Tecnologia da Informação). De modo geral, o cientista de dados é quem analisa grandes quantidades de informações brutas e processadas para encontrar padrões que beneficiem uma empresa e ajudem a conduzir decisões estratégicas.
“Uma boa análise pode até mesmo antecipar e indicar tendências de mercado”, afirma Carolina. Essas informações bem colhidas e interpretadas são recursos estratégicos para apontar caminhos e ideias de ações. Conhecido também por data scientist, o cientista de dados é um profissional analítico. A sua principal função é extrair informações valiosas de dados armazenados de uma empresa que serão importantes para avaliar a situação atual e traçar estratégias mais assertivas para o futuro. Ser um cientista de dados significa possuir habilidades avançadas de programação, essenciais para aplicar conhecimentos na resolução de problemas reais. O domínio de ferramentas e técnicas de programação é fundamental para escrever e manipular código, utilizar softwares especializados e aplicar modelos analíticos.
Solicitar um orçamento